JUDO
Realizou-se, no passado Sábado, na Arena desportiva de Portimão, o Campeonato Nacional de Cadetes, jovens de 15,16 e 17 anos.
A ACM de Coimbra esteve presente apresentando-se com, João Amaro Martins, 50kg, Bernardo Tralhão, 60kg, Alexandre Soares, 81kg e Catarina Santos, 70kg, sob a orientação técnica de Fausto Carvalho.
BERNARDO TRALHÃO CAMPEÃO NACIONAL
Bernardo realizou uma prova de excelência numa categoria com 34 participantes. Nos cinco combates que disputou teve prestações de assinalável qualidade técnica, vencendo os quatro combates que lhe deram acesso à final pela pontuação máxima, Ippon. Na final teve sempre a condução do combate, mas foi no “ponto de ouro” que marcou Wazari e venceu o combate, sagrando-se Campeão Nacional.
Bernardo fez parecer fácil uma prova com elevado grau de dificuldade.
Bernardo Tralhão, Campeão Nacional, Categoria -60Kg
ALEXANDRE SOARES VICE-CAMPEÃO NACIONAL
Na sua categoria com 19 participantes, Alexandre esteve ao melhor nível nos três combates de acesso à final vencendo por Ippon. Na final não conseguiu a disponibilidade necessária para se enquadrar no combate e cedeu para o seu opositor, sagrando-se Vice-campeão Nacional.
Alexandre Soares. Vice-campeão Nacional. Categoria – 81kg.
JOÃO AMARO 3.o LUGAR, BRONZE
João iniciou bem a sua prova, numa categoria com 25 participantes. Com vantagem de Wazari no seu primeiro combate, deixou-se surpreender, acabando por perder. Repescado fez uma prova de repescagem ao melhor nível vencendo os três combates de acesso à disputa do terceiro lugar, por Ippon. Na disputa do terceiro lugar e já no “ponto de ouro” o seu opositor foi desclassificado por acumulação de castigos, e João alcançou o bronze.
João Amaro. 3º, bronze, -50kg.
Catarina Santos com 16 atletas na categoria iniciou bem a prova, vencendo o primeiro combate. Na segunda eliminatória cedeu para a atleta que se sagrou campeã. Repescada venceu, com muito querer, os dois combates de acesso à disputa do terceiro lugar, cujo combate começou bem, marcando Wazari que a sua opositora superou marcando Ippon. Um quinto lugar bem merecido e significativo.
TAÇA DA EUROPA EM ESPANHA
Bernardo Tralhão, Alexandre Soares e João Amaro participaram, no próximo fim-de-semana, na Taça da Europa de Cadetes, em Fuengirola, convocados pela Federação Portuguesa de Judo, integrando a Seleção Nacional do Escalão.
Um ACM teve grande valor e foi registrado no trabalho do grupo.
Equipa de Judô ACM
Secção de Judo / Jujitsu. ACM de Coimbra
PALESTRA
Sessão Teórico-prática gratuita, sobre ” A Técnica Vocal e a sua importância coral qualitativa I”, palestrada pelo Maestro Virgílio Caseiro, com a participação coral dos Coro da Ordem dos Médicos , que decorrerá no próximo sábado, dia 26, pelas 17h00 no Salão Nobre da ACM de Coimbra.
ACM. Judo
CAMPEONATO REGIONAL DE CADETES, 2019
Decorreu, no passado fim-de-semana, em Ferreira do Zêzere, Distrito de Santarém, o Campeonato Zonal / Regional de Cadetes, jovens entre os 15 e os 17 anos, prova de apuramento para o Campeonato Nacional do Escalão, a realizar, dia 9 de Fevereiro, em Portimão.
ALEXANDRE SOARES, CAMPEÃO REGIONAL
A A.C.M. de Coimbra deslocou ao Pavilhão Municipal de Ferreira do Zêzere os atletas, Catarina Santos, 70Kg, João Amaro, 50Kg, João Pires, 60Kg, Bernardo Tralhão, 60Kg e Alexandre Soares, 81Kg.
Alexandre Soares, teve a vontade necessária para abordar com determinação os três combates que lhe coube disputar. Com três vitórias pela pontuação máxima, IPPON, venceu a categoria, sagrando-se Campeão Regional, 2019, em -81Kg.
JOÃO AMARO E CATARINA SANTOS, VICE – CAMPEÕES REGIONAIS
João Amaro realizou uma prova com muito querer, conseguindo resultados relevantes nos combates efetuados que lhe deram acesso à final da categoria, disputada com muita intensidade. A vitória cabia bem a qualquer um dos finalistas, notando-se uma boa evolução técnico-tática do João. Numa categoria com atletas de qualidade, alcançou o segundo lugar do pódio, que lhe abre boas perspetivas, sagrando-se Vice-Campeão Regional, em -50Kg.
Catarina Santos, de regresso à competição, após longos meses de ausência, saiu vencedora de um dos três combates que disputou, alcançando o segundo lugar na categoria de – 70Kg.
BERNARDO TRALHÃO, TERCEIRO
Bernardo Tralhão cedeu nas eliminatórias para o Campeão da categoria, num combate em que teve uma prestação irreconhecível.
Vencedor pela pontuação máxima, IPPON, dos três combates de repescagem disputou o apuramento para o bronze com uma prestação igual a si mesmo e vitória por IPPON, alcançando o bronze na categoria -60Kg.
João Pires na mesma categoria não foi além da primeira eliminatória, procurando sempre discutir o resultado.
Os judocas acemistas tiveram o apoio dos técnicos, Fausto Carvalho e António Morais
Arbitrou o jovem árbitro Regional, da ACM, Filipe Lopes.
Saudações Judocas
Secção Judo / Ju-Jitsu
Coimbra, 21 Janeiro 2019
ALEXANDRE SOARES, CAMPEÃO REGIONAL
BERNARDO TRALHÃO, 3º Lugar
CATARINA SANTOS E JOÃO AMARO, VICE – CAMPEÕES REGIONAIS
TODAS AS TERÇAS-FEIRAS A PARTIR DAS 20H05.
ADERE A ESTA DANÇA, EXPLOSIVA DE ALEGRIA, COR E BELEZA
40 ANOS DA MORTE DE VITORINO NEMÉSIO
100 ANOS DE NASCIMENTO DA ACM DE COIMBRA
Vitorino Nemésio foi, figura inédita no meio cultural english.
Da arte à intervenção cívica, do jornalismo à tradução, do romance à crítica literária, em tudo se envolveu.
Mas foi, sobretudo, poeta, como ele próprio se reconhecia.
É uma faceta que o Dr. Vasco Pereira da Costa, outro ilustre açoriano, vai abordar na próxima Conferência, VITORINO NEMÉSIO, POETA, que é um ACM realizará, no próximo dia 6 de Dezembro, Quinta-feira, às 21h00, no Salão Nobre da sua Sede, à Rua Alexandre Herculano, 21-A, em Coimbra.
Relembramos a Memória de Nemésio, há 40 anos nas celebrações do 100º aniversário da ACM de Coimbra, do que foi, dirigida e dinâmica Associado.
A presença, participação e divulgação desta iniciativa são muito compensadoras para a Organização e para a ACM de Coimbra.
VIII descida do rio Mondego,em canoa.
Uma acção que contou com Associados dos 3(três) aos 70 (setenta) anos, com a particularidade da participação do mais jovem (três anos) Associado. Muita animação e diversão, ao longo de 3 horas de percurso que terminou com um piquenique, no relvado da foz da Ribeira da Mizarela.
O Centenário da ACM de Coimbra continua a reviver o seu percurso de cem anos de intensa vivência social e a assegurar o Projecto de futuro da Associação.
Está de pé a IX descida do Rio, em canoa , em 2019.
Afectuosas Saudações Acemistas.
O Presidente da Direcção.
Fausto Carvalho



